Na última semana de novembro, aconteceu em São Paulo o 7º Congresso Internacional ERA BIM, promovido pelo Sinaenco e patrocinado pela Geribello. Ele reuniu grandes nomes e especialistas da área para discutir os avanços e as práticas mais modernas na adoção do Building Information Modeling (BIM). Este ano, o evento trouxe uma inovação: a possibilidade para que autores apresentassem seus próprios trabalhos, o que ampliou significativamente o número de palestras e trocas de experiências.
Entre os destaques da programação, a arquiteta e coordenadora de projetos da Geribello, Bianca Linguidi, subiu ao palco para apresentar o case “A Implementação do BIM na Geribello Engenharia”. Durante a apresentação, ela compartilhou os desafios, aprendizados e as conquistas da empresa na integração do BIM em projetos pilotos, reforçando como a empresa está na vanguarda ao apostar na tecnologia para gerenciamento de obras e projetos, o core business da empresa.
“Foi muito gratificante participar do Congresso. As palestras internacionais trouxeram experiências que confirmam que estamos no caminho certo na Geribello. Essa troca de conhecimento é fundamental para fortalecermos nossas práticas e ajustarmos a rota de implementação BIM”, afirmou a arquiteta.
Além de sua apresentação, Bianca também realizou a prova de Certificação da buildingSmart Internacional – Foundation Level, no último dia do evento, conquistando aprovação. Ela destacou a importância do apoio recebido: “Sou muito grata pela oportunidade concedida pela diretoria e pelo suporte dos colegas de trabalho. Este foi um marco importante na minha carreira e também para a Geribello .”
A participação no Congresso reafirma o compromisso da empresa em liderar a adoção de metodologias modernas como o BIM, consolidando sua posição de destaque no setor, como reitera Lucas Borges, engenheiro de inovação da empresa.
“Do ponto de vista da Inovação, o evento agregou muito valor à equipe por apresentar as melhores práticas do ecossistema BIM pelo mundo e sua conexão com outras tecnologias e metodologias de gerenciamento de projetos. Conceitos como ‘Gêmeos Digitais’ e AWP (Advanced Work Packaging), amplamente discutidos nas palestras e workshops, contribuem para o entendimento de tendências de inovação que direcionam os desenvolvimentos da construção civil e, consequentemente, da empresa. Destaco os conteúdos sobre IA Gen (Inteligência Artificial Generativa) que apontam novas oportunidades de negócios na Era BIM.”
Giovani Oliveira da Costa, diretor técnico-operacional da Geribello e também Diretor de Engenharia da regional São Paulo do Sinaenco, é um grande entusiasta do BIM e tem apoiado os usos do sistema na empresa, que para ele são fundamentais para a o desenvolvimento qualitativo da Geribello.
“O BIM é o principal agente de transformação digital da Indústria da Construção e tem tomado uma escala significativa. Verificamos uma evolução impressionante com palestras inspiradoras e muito conteúdo, comprovando que estamos no caminho certo na Geribello, mas precisamos acelerar para não perdemos esta onda! Foi um grande orgulho ter nosso Case apresentado para um auditório lotado de interessados.”