Garantir moradias de qualidade e infraestrutura urbana adequada é um dos grandes desafios das grandes cidades brasileiras, em especial de São Paulo, essa megalópole que é casa de mais de 11 milhões de pessoas. Nesse cenário, a Geribello Engenharia tem papel estratégico na gestão dos empreendimentos ao lado da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), contribuindo desde a etapa inicial dos projetos até a entrega das obras.
Essa parceria envolve duas frentes complementares: enquanto o time de obras é responsável pelo gerenciamento dos empreendimentos em execução, a equipe de arquitetos supervisiona e fiscaliza a elaboração dos projetos que darão origem a novas residências e serviços básicos de apoio à sociedade.
Segundo Viviane da Silva Rodrigues, arquiteta e coordenadora da respectiva área, a principal responsabilidade do time é assegurar que os projetos apresentados atendam integralmente às exigências do contratante, normas técnicas e à legislação vigente.
“Realizamos análises detalhadas para garantir a compatibilidade entre os projetos e verificamos se as soluções apresentadas estão em conformidade com normas de desempenho, segurança, acessibilidade, sustentabilidade e qualidade”, explica.
Os desafios no dia a dia envolvem a necessidade de receber os projetos de forma conjunta e alinhada para viabilizar a compatibilização com eficiência. Além disso, alterações de prioridade por parte do cliente exigem da equipe flexibilidade e agilidade constantes. “Mantemos uma comunicação próxima e transparente, buscando entender as demandas em tempo real e ajustando estratégias sempre que necessário. Assim, conseguimos avançar de forma compatível com as diretrizes e dentro da legislação”, destaca Viviane.
Para a coordenadora, o trabalho técnico da Geribello é determinante para a qualidade e eficiência dos empreendimentos habitacionais entregues à população. “Nossa atuação contribui para que cada projeto esteja alinhado às normas e resulte em soluções seguras e viáveis. A dedicação e o rigor técnico aplicados em todas as etapas reforçam a confiança e a credibilidade dos empreendimentos, beneficiando diretamente os moradores e a cidade como um todo”, afirma.
Mais do que um trabalho técnico, a atuação da equipe carrega também um impacto social profundo. A arquiteta ressalta a importância de ver os resultados concretos dessas iniciativas. “É muito gratificante fazer parte dessa realização de sonhos. Ver famílias que antes viviam em condições precárias conquistando sua casa própria enche o coração de esperança e propósito. Não se trata apenas de entregar moradias, mas de proporcionar dignidade, segurança e novas perspectivas de vida.


