
A nova Praça da Cidadania de Hortolândia, no bairro Jardim Nova América, já é realidade. A obra, supervisionada pela Geribello Engenharia para a CDHU, ocupa um terreno de 7 mil m², em uma área com alto índice de vulnerabilidade social, na região metropolitana de Campinas. “O projeto foi pensado para transformar o entorno, oferecendo um espaço completo de lazer, esporte e qualificação profissional”, explica Rogério Gava, coordenador de serviços da Geribello, que acompanhou todas as etapas da execução da obra.
O empreendimento conta com quadras, arena ao ar livre, pista de caminhada, skate, academia, redário, parquinho infantil e até horta comunitária. “Cada estrutura foi planejada com cuidado para atender diferentes públicos e promover convivência entre gerações”, comenta Gava. No centro do complexo está a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, com salas de gastronomia, beleza e bem-estar, informática, moda, construção civil e o Banco do Povo/CIC, que facilita o o acesso da população a serviços de microcrédito e orientação empreendedora. Também há espaços administrativos, salas multiuso, copa, lavanderia, almoxarifado e sanitários.

Com foco na sustentabilidade, a praça também recebeu jardins de chuva, pisos semipermeáveis, iluminação 100% em LED e sistema de reaproveitamento de água no prédio da escola. “Buscamos soluções que respeitassem o meio ambiente sem renunciar à funcionalidade. Foi uma obra desafiadora e gratificante”, resume Gava.
A Geribello foi responsável por supervisionar desde as etapas iniciais de terraplanagem e infraestrutura até a instalação de sistemas de drenagem, paisagismo, muros de contenção e fundações especiais. Também acompanhou a implementação das redes de água e esgoto, cobertura metálica em áreas esportivas e toda a infraestrutura elétrica e urbanística necessária para o funcionamento do complexo.

