Infraestrutura Urbana

Experiência a serviço da mobilidade, saúde e bem-estar

Desde sua fundação a Geribello Engenharia está envolvida no acompanhamento técnico de obras que garantem a boa qualidade de vida da população. Especialmente nas grandes metrópoles, onde as taxas de crescimento são mais significativas, é imprescindível a continua ampliação e melhoria dos sistemas urbanos proporcionam melhor fluidez no trânsito, qualidade e acesso ao saneamento básico e à energia.

Viário Urbano

A mobilidade é atualmente um dos pontos de maior preocupação dos habitantes dos grandes centros urbanos, obrigados a enfrentar diariamente intermináveis congestionamentos. O problema, embora diretamente relacionado à qualidade dos transportes urbanos, também muito depende da continua manutenção e ampliação do sistema viário das cidades, programas municipais nos quais a Geribello atua constantemente.

Saneamento e Energia

Os setores de saneamento, de abastecimento de água e de fornecimento de energia também são de extrema importância para o desenvolvimento de um país. Atualmente o Brasil detém 13,8% das reservas de água doce do planeta e tem cerca de 80% de sua capacidade de geração de energia elétrica dependente de usinas hidrelétricas.

Baseado nestes dados, a Geribello percebe grandes oportunidades neste segmento, que demandará obras e serviços técnicos de apoio de grande vulto, exigindo a participação de empresas confiáveis, competentes e com credibilidade.


Principais clientes da Geribello na área de Infraestrutura Urbana:

Prefeitura de São Paulo

SIURB

A Geribello Engenharia é a empresa líder do consórcio que executa o gerenciamento e assessoria técnica na implantação de programas de infraestrutura urbana e de edifícios públicos na cidade sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras do Município de São Paulo – SIURB.

O consórcio tem sob sua responsabilidade as obras executadas nas regiões Norte e Leste da Capital, com uma área territorial de 628,25 km², representando cerca de 42% do território do Município, onde residem cerca de 6,2 milhões de habitantes, algo próximo a 54% da população da Capital.

Merece destaque especial a supervisão do trabalho pioneiro de recuperação da estrutura de sustentação da Ponte Estaiada Orestes Quércia, afetada por incêndio.



SPObras

Para a SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB, a Geribello lidera o consórcio contratado para a fiscalização, supervisão e controle tecnológico das obras e intervenções relacionadas à Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, no Lote 4.

O projeto dessa Operação Urbana prolonga a Avenida Jornalista Roberto Marinho - antigamente conhecida como Avenida Água Espraiada - numa extensão de aproximadamente 4,5 quilômetros até a Rodovia dos Imigrantes, além de revitalizar a região com a criação de espaços públicos de lazer e esportes.

Trata-se de uma das mais importantes obras viárias da Capital paulista, proporcionando uma interligação direta entre a Marginal do Rio Pinheiros - nas proximidades da Ponte do Morumbi - com a Rodovia dos Imigrantes, facilitando sobremaneira o acesso dessa região à Baixada Santista.

Prefeitura do Rio de Janeiro

Em dois contratos celebrados com a Secretaria de Obras do Município do Rio de Janeiro, a Geribello vem atuando no gerenciamento das obras que visam o controle das enchentes na bacia hidrográfica do Canal do Mangue, região carioca historicamente afetada pelo extravasamento dos cursos d’água, especialmente dos Rios Joana, Trapicheiros e Maracanã, sendo o bairro da Praça da Bandeira o ponto mais baixo da região, onde acabam se acumulando as águas que deles transbordam.

Os contratos abrangem a implantação de 4 reservatórios (ou “piscinões”) e o desvio do Rio Joana, obras e intervenções diversas em execução concomitante, com o objetivo de controlar o grave e constante problema das enchentes nessa região da cidade do Rio de Janeiro.

Prefeitura de Salvador

A Geribello foi contratada pela CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, no âmbito da Prefeitura de Salvador, para a prestação de serviços de engenharia consultiva de Supervisão, Gerenciamento e Apoio à Fiscalização do órgão, visando a implantação de obras de duplicação da Av. Prof. Pinto de Aguiar (Lote 2), via que interliga, na região do bairro de Pituaçu, a Av. Otávio Mangabeira (litorânea) à Av. Luiz Viana Filho, principal acesso ao Aeroporto Internacional de Salvador.

As obras incluem a implantação de corredor exclusivo de ônibus no sistema BRT (Bus Rapid Transit), que deverá se integrar, futuramente, à Linha 2 do Metrô, do Programa de Mobilidade para a Região Metropolitana de Salvador.

A obra, com 3,28 km, extensão total da avenida, contará com 6 faixas de rolamento de 3,50 m cada e canteiro central, com largura variável de 1,00m a 8,05m. Serão implantadas 14 paradas de ônibus, ciclovia, bicicletários e paraciclos, integrados às paradas de ônibus, em atendimento ao Projeto Cidade Bicicleta, desenvolvido pela CONDER.

Prefeitura de Belo Horizonte

Em agosto de 2008 a Geribello Engenharia iniciou os Serviços Técnicos Especializados de Consultoria para Supervisão, Apoio Técnico e Controle Tecnológico de Obras Civis e de Infraestrutura urbana da Bacia do Córrego Engenho Nogueira, Integrantes do Programa DRENURBS da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em consórcio com a Falcão Bauer Engenharia.

O DRENURBS - Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte foi lançado pelo Município de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas/SMURBE com o objetivo de implementar ações de melhoramento ambiental, com ênfase na preservação de cursos d’água em seus leitos naturais.

Prefeitura de Curitiba

Eixo Metropolitano de Curitiba

Para ajudar na integração e no desenvolvimento urbano da cidade de Curitiba, a Geribello Engenharia realizou a supervisão das obras do Eixo Metropolitano de Transporte da cidade, no Trecho Pinheirinho – Santa Bernadethe, com extensão de 28,417 km em várias pistas e construção de 3 estações, Binário São Pedro, com extensão de 3,361 km e Binário Santa Bernadethe, com extensão de 1,832 km

Este projeto, além de transformar a BR-476, que hoje divide a cidade de Curitiba, em uma grande avenida, teve como objetivo principal melhorar a qualidade de vidas das pessoas, contribuindo com o progresso da região.

Benefícios:

  • Melhorar a qualidade dos deslocamentos no interior da malha urbana;
  • Aumentar o conforto e a segurança dos usuários.

Prefeitura de São Bernardo do Campo

Corredores de Transporte Público

A Geribello Engenharia, em consórcio com as empresas Arcadis Logos e Gerconsult, iniciou em meados de 2015 a supervisão das obras do Grupo 1 do Programa de Transporte Urbano de São Bernardo do Campo II, composto pelos Corredores Alvarenga, João Firmino e Rudge Ramos e pelo Terminal Alves Dias.

O programa, parcialmente financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, prioriza o transporte coletivo, a segurança viária e a fluidez do tráfego e tem como principais objetivos assegurar aos moradores da cidade melhor qualidade de vida, inclusão social, participação popular, sustentabilidade e integração regional.

CDHU

A implantação de conjuntos habitacionais e as obras de urbanização de favelas gerenciados pela Geribello incluem, além da construção das unidades, as execução de toda a infraestrutura de saneamento e energia. Ao longo de 20 anos a empresa foi responsável pelo gerenciamento de mais de 60 Km de redes de água; 70 Km de redes coletoras de esgoto; 200 Km de redes de drenagem e 50 km de redes de energia elétrica, além de adutoras, reservatórios, estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias, entre outros sistemas.

SABESP

O serviço realizado pela Geribello para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, abrange diversos trabalhos nas áreas de topografia e geodésia, destacando-se:

  • Levantamento planialtimétrico cadastral no Interceptor Meninos;
  • Cadastro e detalhamento dos Poços de Visita (PVs) do Interceptor;
  • Cadastro de 1.193 metros de Interceptor, levantamento planialtimétrico de perímetro e vias internas da faixa de domínio; levantamento e representação das seções transversais ao rio incluindo batimetria;
  • Desenvolvimento de plantas, relatório com desenhos, cálculos, planilhas e documentação fotográfica;
  • Assessoria técnica nas áreas de topografia e geodésia, para o apoio a implantação da adutora de Água Tratada Granja Viana na RMSP (5.600 m), envolvendo a análise crítica das especificações;
  • Acompanhamento dos serviços, incluindo análise dos projetos executivos, implantação de pontos de apoio de topografia e liberação das frentes de serviço;
  • Acompanhamento pós-execução (cadastro);
  • Cadastro de Propriedades e Apoio Documental - CT Ponte Rasa e Cotia necessários a regularização imobiliária na RMSP.

Além disso, a Geribello possibilitou a regularização imobiliária de faixas e áreas fornecendo a exata posição das obras executadas nas propriedades em referência, e suas respectivas áreas de interferência para futura avaliação e estabelecimento de faixas de servidão ou desapropriação pela Sabesp.

AES ELETROPAULO

Por sua excelência comprovada no mercado, a AES Eletropaulo mantém contrato com a Geribello, desde maio de 2007, para a execução de serviços topográficos - levantamentos e respectivos desenhos - incluindo a regularização e demarcação das propriedades operacionais (faixas das Linhas de Transmissão e estações) dentro da área de concessão da empresa, que abrange 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Devido às atividades serem realizadas em áreas de risco elétrico, todos os profissionais da Geribello envolvidos em tais trabalhos foram devidamente treinados para atuar dentro dos preceitos estabelecidos na NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade. Além disso estão conscientizados quanto a Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da AES Eletropaulo, atendendo a todos os requisitos e procedimentos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), relacionados à atividade.