Gerenciamento Social

Pessoas cuidando de pessoas

Projeto Paredes-Pinturas: trabalho social com apoio da Geribello Engenharia

A Geribello Engenharia sabe que para a realização de um trabalho social de sucesso é preciso estabelecer uma relação de confiança com as pessoas da comunidade. Mais do que isso, é preciso sensibilidade e conhecimento. É ai que a Geribello se destaca em seu setor, pois sua equipe tornou-se altamente especializada com a experiência obtida em cerca de 180 empreendimentos realizados para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) desde 1990, beneficiando mais de 50 mil famílias.

A equipe Geribello tem credibilidade e sabe como fazer. Suas principais ferramentas são o diálogo, a troca de experiências e o respeito. Para isso, busca montar um plano de trabalho junto às lideranças comunitárias que permita, por exemplo, a remoção de centenas de famílias de uma área de ocupação irregular para o novo condomínio, em comum acordo, minimizando significativamente a ocorrência dos tradicionais conflitos gerados nessas situações. A Geribello é a primeira a chegar: faz o levantamento das famílias, explica para a comunidade o que será feito e só sai do local após a efetiva conclusão do projeto, certificando-se que todas as partes envolvidas foram adequadamente atendidas.

Por fim, já com as famílias no novo ambiente, a equipe social da Geribello Engenharia promove reuniões orientando os moradores na escolha do síndico, na conservação dos apartamentos e áreas comuns, bem como no que se refere ao pagamento de taxas e outras obrigações, além de também participar do processo de geração de emprego e renda junto aos integrantes da comunidade.

Este gratificante trabalho acaba agregando ainda mais importância aos nossos colaboradores e, principalmente, aumenta a confiança dos clientes nos serviços da empresa, que acabam por reconhecer que a capacidade técnica pode estar aliada ao respeito pelo próximo.

A Geribello está apta a oferecer os seguintes serviços:

  • Execução e Apoio em remoções de comunidades situadas em áreas de risco ou de ocupação irregular;
  • Educação Ambiental - ações para desenvolvimento dos conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente;
  • Elaboração de Plano de Trabalho Social;
  • Elaboração e execução de projetos de desenvolvimento social e econômico sustentável;
  • Execução de projetos de pós-urbanização e pós-ocupação com vistas ao processo de integração e inclusão social;
  • Execução de Pesquisas e Diagnósticos Socioeconômicos;
  • Execução de Trabalhos Sociais e de organização comunitária, com orientação para o convívio social;

Projetos Sociais



Projeto Paredes-Pinturas

O Paredes-Pinturas é parte do Projeto São Paulo de Cara Nova, do Governo do Estado e foi gerenciado pela Geribello que contou com a participação, durante 6 meses, da artista plástica Mônica Nador acompanhada de um grupo de jovens do Jardim Miriam (bairro popular na região sul da Capital) e de vários artistas da Ação Educativa (associação civil sem fins lucrativos que tem como missão promover os direitos educacionais, culturais e da juventude). O grupo assumiu o arrojado propósito de fazer arte com os moradores dos núcleos Lamartine e Dominicanos do Jardim Santo André, que já haviam recebido as obras de urbanização em um área de ocupação irregular, propondo que renovassem a pintura de suas casas. Os moradores participaram de oficinas de estêncil, de grafite e de mosaico, debateram conceitos e técnicas de pintura e arte urbana, produziram máscaras e moldes e, por fim, partiram para o embelezamento do bairro.

Praça Lamartine

Para envolver a comunidade do Jardim Santo André, a CDHU promoveu o projeto Amigos da Praça, com gerenciamento da Geribello, para estabelecer uma maior identidade entre o novo espaço e a comunidade. Jovens e crianças produziram, para decorar a praça, mosaicos, grafitis, peças de argila, painéis em blocos de concreto com releituras de obras de pintores famosos. O espaço comunitário é dotado de pista de skate com arquibancada em concreto, quadras de futebol society e de basquete, além de muitos bancos, mesas e paisagismo.