CPTM - Via Permanente e Rede Aérea

CPTM Via Permanente e Rede Aérea de Tração das Linhas 8 – Diamante e 9 - Esmeralda

O processo de modernização das instalações e serviços das Linhas 8 e 9 permitirá um salto no padrão de qualidade das viagens proporcionadas aos usuários, a melhora do nível de serviço, redução do tempo de espera entre trens no horário de pico, redução do número de passageiros/m², garantia de regularidade do serviço, além do aumento da conectividade da Rede Metropolitana de transporte e reduzir a quantidade de intervenções de manutenção.

As instalações de vias permanentes e redes aéreas serão adaptadas aos padrões mais modernos, adequando às novas funcionalidades. Estão sendo executadas modificações na infraestrutura instalada e intervenções na superestrutura da via para corrigir as diferenças entre as bitolas existentes e aquelas necessárias às operações com novos trens. Também estão incluídos os serviços de adequação do sistema de sinalização e serviços na rede aérea de tração e circuitos auxiliares.

Os serviços necessários para as obras de modernização e intervenções de manutenção nas linhas provocam alterações e mudanças em horários em trechos específicos do sistema. Deste modo a Supervisão inclui, além do acompanhamento das obras propriamente ditas, toda a logística envolvida no processo: normalmente os trabalhos são realizados em horários de menor demanda, a fim de causar o menor impacto possível aos usuários. Assim as intervenções de maior duração tendem a ocorrer normalmente nos períodos entre às 18h de sábado e o início da operação comercial de segunda-feira. Os serviços necessários para a instalação de postes e lançamento de cabos de reforço para a rede aérea de alimentação elétrica, bem como o içamento e colocação de vigas protendidas ou metálicas em passarelas provocam maior intervalo entre trens. Ocorrem também casos em que a linha passa a operar com maior intervalo devido à implantação de novos equipamentos, readequação dos sistemas de sinalização ou até a troca de trilhos.