A caminho do SIQ

Sistema Integrado de Qualidade, Meio Ambiente e de Segurança e Saúde Ocupacional

Em 1996 a Geribello detectou a necessidade de implantar um programa de gestão de qualidade buscando o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos serviços, o cumprimento dos prazos, a redução dos custos operacionais e conseqüente aumento de rentabilidade.

Em 11 de Agosto de 1997 a empresa realizou o 1º Encontro da Qualidade no Museu de Arte Moderna (mam), onde reuniu 88 colaboradores para apresentar conceitos e princípios que fundamentam o Sistema de Gestão da Qualidade:

  • Qualidade é um processo contínuo de aperfeiçoamento;
  • Tudo pode ser melhorado, sempre;
  • Desenvolvimento das pessoas;
  • Documentação

Naquela época, a Geribello Engenharia aplicou o Programa dos 5S – princípios educacionais utilizados para melhorar a organização dos ambientes de trabalho, pela mudança de atitude das pessoas ao seguirem os cinco passos recomendados pelo programa.

Sua principal contribuição é a redução do desperdício de materiais, de tempo, de espaço e é o primeiro passo para qualquer programa corporativo de gestão da qualidade.

Os 5S são as iniciais de palavras japonesas:

  • Seiri – Senso de Utilização – utilizar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desperdícios. Separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino para aquelas que deixaram de ser úteis para aquele ambiente.
  • Seiton – Senso de Arrumação – ordenar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las.
  • Seiso – Senso de Limpeza – faça da limpeza um hábito e uma rotina. Lugar limpo não é o que mais se limpa, é o que menos se suja.
  • Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene – pessoas saudáveis produzem mais. Pratique esportes, alimente-se corretamente e use EPI sempre que necessário.
  • Shitsuke – Senso de Autodisciplina – cumprir rigorosamente o que for estabelecido, respeitando o próximo.

Sustentabilidade

Em 1987 os membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) criaram o conceito de Desenvolvimento Sustentável – aquele que não compromete o futuro, cuida dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e busca alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida das próximas gerações.

Para a Geribello, um bom começo é aplicar o Programa dos 4R, um conjunto de ações que podem ser usadas tanto no trabalho como em casa e que trarão benefícios imediatos:

  • Reduzir: só imprimir o que for necessário e, de preferência, frente e verso.
  • Reutilizar: após o uso, aproveitar o produto para outro fim. Utilize o verso das folhas para rascunho.
  • Reciclar: mandar o produto de volta para o processamento após sua utilização. Separe o lixo! Jogue os papéis no cesto azul!
  • Reintegrar: transformar o resíduo em recurso natural, reintegrando-o à natureza. Exemplo: compostagem de resíduos orgânicos para fazer adubo.

Como este último conceito é difícil de ser aplicado à nossa realidade e como tudo pode melhorar, os 4R foram repensados e adequados ao dia a dia de forma a serem facilmente praticados por todas as pessoas, de todas as idades, em todos os lugares: o primeiro passo é reduzir a quantidade de lixo produzido. Depois, reutilizar tudo que puder e separar para reciclar o máximo que conseguir. Repensar o comportamento diário e recusar produtos que agridem a saúde e o meio ambiente também é colaborar com o processo de conservação.

Dicas Úteis

Não há nada de errado em tomar água “torneiral”? Saiba que ela é bem tratada antes de chegar a sua casa. Melhor que ter incômodos garrafões é instalar um purificador na torneira. Além disso, o consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel.

Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carros e pisos sintéticos.

Praticar a generosidade, a disciplina ética, a paciência, a sabedoria, o esforço entusiástico e a concentração levam a um estado de bem-estar e felicidade plenos. Saiba como trazê-las para seu dia a dia e ter mais qualidade de vida!

ISO 14001 - Ambiental

Reciclagem

Você sabia que um terço do lixo doméstico brasileiro é composto por embalagens que poderiam ser recicladas?

Papel, metal, plástico e vidro entram na lista dos recicláveis. Em casa não é preciso colocar cada grupo em um cesto, basta separá-los do lixo orgânico. Remova restos de comida, procure compactar as embalagens e evite quebrar os vidros.

Aqui na Geribello instalamos recipientes especiais para coletar papéis, plásticos e resíduos perigosos. Ainda não adotamos recipientes para coletar vidros ou metais pois o volume deste tipo de resíduo é insignificante.

Descarte de Resíduos Sólidos

Contribuindo para um planeta mais limpo e sustentável, a Geribello se mantém em conformidade com a Política Nacional de Descarte de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal no 12.305/2010. Para tanto, estabeleceu parceria com a Ecobraz, projeto socioambiental de reciclagem de equipamentos eletrônicos.

A Ecobraz realiza a coleta, manufatura reversa e dá destinação adequada a equipamentos eletrônicos, também conhecidos como e-lixo ou lixo digital.

Após a retirada dos equipamentos (de informática, eletrônicos, de impressão) que não são mais utilizados (funcionando ou danificados), a Geribello recebe da Ecobraz um Certificado de Destinação Final/Destruição do material doado, com a descrição de manufatura reversa por peso e categoria de material, a data de envio do material para a usina recicladora, quais usinas receberam os materiais e a data de processamento do material.


Consumo Consciente

A Geribello cuida do ambiente de trabalho, da saúde dos funcionários através de programa de manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado, dos filtros de água potável, dos extintores e da instalação elétrica. Para prestar estes serviços, contratamos empresas comprometidas.

Manutenção

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa, prefere produtos de limpeza naturais, leva sua própria sacola de pano ou plástico durável, prefere produtos de boa qualidade, duráveis e realmente úteis, com menos embalagens.

Por que não?

  • Já pensou em desligar o monitor de seu computador na hora do almoço?
  • Que tal subir as escadas ao invés de usar o elevador?
  • Quando você levantar para tomar um pouco de água, aproveite para olhar a vista!

Segurança e Saúde Ocupacional

OHSAS 18001 – a sigla vem do inglês – Occupational Health and Safety Assessment Series, que significa: Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional.

É um sistema de gestão, assim como a ISO 9001 e ISO 10041, porém com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional.

Este sistema retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus funcionários e parceiros. A partir do Levantamento de Perigos e Riscos Ocupacionais (LPRO), a Geribello definiu objetivos, indicadores, metas e planos de ação para controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho.

Conheça as principais ações adotadas na empresa:

  • Formação de Brigadas de Incêndio

    Quinze funcionários participaram de treinamento e receberam noções de prevenção, combate a incêndio e noções básicas de primeiros socorros. Quadros com indicação das rotas de fuga, listas para chamadas de emergência e a relação dos membros da brigada de emergência foram distribuídos nos escritórios.

  • Laudo de Instalações Elétricas

    Para eliminar perigo de incêndios por curto circuitos, as instalações elétricas dos escritórios foram auditadas de acordo com a NR10. Os circuitos e disjuntores dos quadros de força foram identificados, filtros de linha com terra e fusíveis foram fixados em locais estratégicos para organizar a distribuição de energia eliminando “gambiarras”.

  • Ergonomia e iluminação

    Os ambientes foram avaliados pelos técnicos que elaboraram o PPRA e diversos pontos dos escritórios receberam ajuste na iluminação.

    A questão da ergonomia deve ser acompanhada com atenção: Além de ajustar a altura e posição da cadeira, do monitor e do teclado, temos que cuidar da postura o tempo todo. E fazer pequenas pausas para tomar água, café ou simplesmente caminhar um pouco e alongar.